Daniele Araldi

Socorra o produtor de leite

O aumento expressivo das importações de leite vem deixando o produtor em grandes dificuldades. De janeiro a junho, o volume de lácteos vindo da Argentina, Uruguai e Paraguai ultrapassou 137 mil toneladas – um acréscimo de 283% sobre igual período do ano passado. Só de leite em pó esse aumento foi mais de 400%. Com menores custos de produção e subsídios do governo, os produtores dos países do Mercosul conseguem ter um valor do leite “imbatível”.

Apelo ao governo

Nos últimos dias, manifestações de grupos de produtores têm cobrado medidas dos governos federal e estadual para amenizar a crise na atividade leiteira. Produtores pedem que o governo contenha o avanço das importações. Algumas das sugestões é uso de barreiras comerciais e a disponibilização de subsídios à produção. Angelo Sartori, do Sindilat, acrescenta que existe uma carência de ações específicas que incentivem a retenção do produtor no campo e a operação de tradicionais indústrias de lácteos.


Semana de espera por medidas do governo

Em reunião na última sexta feira com representantes do setor e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), o presidente da Conab, Edegar Pretto (PT), afirmou que já tem autorização para a compra de leite via Companhia Nacional de Abastecimento. Porém ainda não sabe como será feita e qual será o valor disponibilizado. Mas sabemos que essa é apenas uma medida emergencial e paliativa e que a crise vai continuar, se não houverem medidas consistentes que amparem o produtor de leite.


Senar lança aplicativo com cursos gratuitos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou, na última quarta, o aplicativo “EaD Senar”, que disponibiliza cursos gratuitos e a distância voltados para o meio rural. O aplicativo demanda pouco espaço de armazenamento e pode ser baixado em celulares e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS.


Já estão disponíveis 30 cursos de curta duração que podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar com disponibilidade de internet.


Expointer 2023

Em preparativos finais, a 46ª Expointer acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e espera receber um público de mais de 800 mil pessoas. A venda de ingressos já está aberta e a feira abre suas portas para o público em geral a partir do dia 26 de agosto a 3 de setembro.

Mais de 3,4 mil animais inscritos na feira

A feira terá a participação de 3.480 animais, entre bovinos, equinos, bubalinos, ovinos e caprinos, que irão a julgamento. O número de animais inscritos este ano foi menor em comparação a 2022, quando houve mais de 5 mil inscritos. Devido às restrições impostas pelo estado de emergência zoossanitária por causa da influenza aviária, este ano não haverá participação de aves e pássaros na Expointer, o que causou uma redução já esperada no número total de inscrições.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniele Araldi

POR

Daniele Araldi

Carne Angus: 20 anos de conquistas Anterior

Carne Angus: 20 anos de conquistas

RS sai na frente em discussão sobre emissões de carbono Próximo

RS sai na frente em discussão sobre emissões de carbono